POLÍTICA DE SEGURANÇA
A segurança de Trabalho é parte integrante do nosso processo de produção e um dos objetivos permanentes da Tekinox. Visa preservar o seu patrimônio humano e material, de clientes e de terceiros e a continuidade das atividades em padrões adequados de produtividade com qualidade de serviço.
Para atender as determinações Legais em vigor e considerando ser a Prevenção de Acidentes a melhor solução, a promoção da saúde e proteção da integridade física dos colaboradores no local de trabalho são realizadas, abordando 4 (quatro) aspectos:
- Qualificação Profissional;
- Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMET);
- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
- Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho;
A Qualificação Profissionalé o processo mais eficiente para se mudar o quadro crítico existente no Brasil, quanto ao número de Acidentes do Trabalho.
Para essa contribuição nossos profissionais realizam seu trabalho com mais eficiência técnica, aumentando, com isto, a produtividade e a qualidade do produto e melhor aplicando as normas de segurança.
Ao SESMT, cabe a função de centralizar o planejamento da segurança, em consonância com a Produção, e descentralizar sua execução.
À CIPA cabe a função, como um órgão interno da Empresa, de ser um divulgador das normas de segurança e de realizar algumas funções executivas estabelecidas na legislação em vigor, tais como: elaborar Mapa de Riscos, discutirem acidentes ocorridos, convocar reuniões extraordinárias, etc.
Às Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho, instrumento determinado em lei desde 1978, cabem universalizar as responsabilidades, não só sobre segurança e saúde do trabalhador, como também sobre os processos de execução dos serviços.
As ações para Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho possuem a participação e o envolvimento de todos os setores da estrutura organizacional e de seus colaboradores, sendo as responsabilidades compatíveis com os diversos níveis no organograma funcional da empresa.
A meta do “ACIDENTE ZERO”, apesar de considerada utópica por muitas empresas, será sempre perseguida.
TREINAMENTO
Todos os empregados recebem Treinamento Admissional e Periódico, visando garantir a execução de suas atividades com segurança.
O Treinamento Admissional possui carga horária mínima de 06 (seis) horas, ministrado no horário de trabalho, antes de o trabalhador iniciar suas atividades. Os assuntos ministrados estão em conformidade com NR 18 no item 18.28.2.
Ao final do Treinamento Admissional, os empregados recebem as Ordens de Serviço sobre Segurança e Medicina do Trabalho e os EPI’s necessários às suas atividades e assinam os Termos de Responsabilidade.
O Treinamento Periódico é ministrado sempre que se tornar necessário e ao início de cada fase da obra.
Equipamento de Proteção Individual e Coletiva – EPI e EPC
Todo EPI utilizado pelo colaborador possui o Certificado de Aprovação – CA, emitido pelo Ministério do Trabalho.
Os detalhes do uso de EPI constam da NR-6.
Os cintos de segurança são do tipo pára-quedista, exceto em serviços de eletricidade e em situações que funcionem como limitadores de movimento, quando podem ser usados os tipos abdominais.
Os EPC são construídos com material de qualidade e instalados nos locais necessários tão logo sejam detectados os riscos.
REGISTRO NO CREA
- Comunicação Prévia.
- Livro de Inspeção.( Em Poder da Matriz)
- PPRA
- PCMAT
- PCMSO
- Atestado de Saúde Ocupacional (anexado à cópia da Ficha de Registro de Empregado).